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Quem somos

A Construindo o Saber foi criada em 1998 com objetivo principal de oferecer aos alunos um espaço com muita área verde, com horta, árvores frutíferas, brinquedos ao ar livre. A fundamentação teórico-pedagógica da escola é baseada em Piaget, Vigotsky, Gardner, autores construtivistas que e sociointeracionistas que contribuíram para a construção de uma educação contemporânea.
Dessa forma, de acordo com os ideais pedagógicos, entende-se que a criança pode progredir em uma ou mais inteligências, independente do estágio de desenvolvimento em que se encontra, interagindo com o outro. No processo de aquisição de leitura e escrita, a criança exercita o seu cognitivo com rótulos, jogos interativos, tendo como premissa, as práticas pedagógicas do Método Natural de Alfabetização.
As salas-ambiente na Educação Infantil são divididas de acordo com os objetivos educacionais para desenvolvimento psicomotor dos alunos, denominadas como: brinquedoteca, sala de história, videoteca, sala de psicomotricidade, sala de atividades livres.
As salas do Ensino Fundamental são informatizadas que permitem acesso diário aos conteúdos online e pesquisas para enriquecimento das aulas.
Nossa Equipe:
Direção- Ana Magalhães
Coordenação – Alessandra Oliveira
Professora de Educação Musical – Marilena Magalhães
Corpo Docente:
Professores e auxiliares de Creche
Professores do Ensino Fundamental
Professor de Educação Física
Professora de inglês


 
Proposta Pedagógica
A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele (BRASIL, 1994). Portanto, a criança não é vista como uma abstração, mas sim, um ser produtor e produto da história e da cultura (FARIA, 1999).
A Construindo o Saber fundamentada em bases epistemológicas que, atualmente, defendem uma pedagogia para a infância, apresenta sua proposta pedagógica numa perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. Assim, a prática educativa está pautada na ideia de que toda experiência vivida na escola, desde o “bom dia” da entrada ao “até amanhã” da saída, são estimulantes e mantenedoras do bem-estar da criança, contribuindo para seu desenvolvimento pleno e sua integração social.
As atividades propostas partem de um tema, fato ou assunto que desencadeia experiências e a partir da combinação dos conhecimentos proporciona ao educando várias maneiras de se explorar o mesmo tema, facilitando dessa forma, a descoberta de novos detalhes. As atividades são criadas e propostas de acordo com os níveis de desenvolvimento dos educandos, bem como o seu contexto sociocultural e com os conhecimentos e experiências que já possuem.
Essas atividades são realizadas em salas-ambiente que por meio de manipulação livre e criativa de material concreto, proporcionam o desenvolvimento de habilidades motoras, conhecimento lógico-matemático, desenvolvimento da linguagem, oralidade, conhecimentos táteis, e habilidades essenciais para aprendizagem da leitura e da escrita.